HOME PAGE

A Arte de Contar Histórias

Contar  História 

Talvez você nunca tenha ouvido uma história. Digo, assim, contada por alguém. É que nos dias de     hoje com o advento de tanta tecnologia esse hábito ficou quase esquecido. Conseqüência: o ser humano desaprendeu a ouvir.

Há muito tempo, todo o conhecimento do homem era transmitido de forma oral. Era sentar ao redor da fogueira ou de uma mesa e contar histórias. Também na hora de dormir estava lá o pai ou a mãe enchendo de sonhos o imaginário das crianças.

     Quando contamos as histórias, estamos resgatando a tradição oral e aproveitando, é claro, todos os predicados que cada história contém para auxiliar na eterna tarefa da formação moral. Honestidade, discernimento, coragem, tolerância, perseverança, são virtudes e como não nascemos com esses conhecimentos precisamos aprender o que são.  

Nenhum recurso moderno supera uma boa história que comece com "Era uma vez...". "Elas ajudam a ancorar a criança na cultura, em suas histórias e tradições e as âncoras e os ancoradouros morais nunca foram tão necessários". E além disso, sem a visualização, a imaginação vai mais longe. A opção pelos contos populares do Brasil, se deu pelo rico material que tem a nossa cultura popular, pela identificação com as coisas da nossa terra e pela divulgação desse tesouro ainda desconhecido para muitos.

Eber Mingardi

LER MAIS

...como é importante na formação de qualquer criança ouvir muitas histórias...


Guestbook:

(Livro de Visitas)

     

Deixe a sua mensagem!

 


 

 

Copyright © 2003 ANA LUCIA Home Page -Todos os direitos reservados.